Ação Política em Ponta Grossa no CRN-8 Itinerante

quinta, 07 de junho de 2018 às 10:00:00
acao

Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável foi tema de reunião na prefeitura do município

 

Com o objetivo de ampliar as ações no campo da Segurança Alimentar e Nutricional, bem como para destacar a importância do trabalho do profissional de Nutrição no âmbito da Saúde Pública, o CRN-8 participou, nesta quinta-feira (07/06/18) de reunião na Prefeitura de Ponta Grossa. Na oportunidade, foi discutida uma parceria para orientar as políticas públicas relacionadas ao trabalho do profissional de Nutrição, bem como para fiscalizar a prática desse profissional, garantindo a qualidade requerida. A atividade compõe o conjunto de ações que estão sendo realizadas durante o CRN-8 Itinerante que acontece em Ponta Grossa.


Estiveram presentes a vice-presidente do CRN-8, Deise Regina Baptista, o conselheiro Alexsandro Wosniaki, a coordenadora de fiscalização Julisse Klemtz Wagner e a assessora institucional Mariana Moreira da Silva. Representando o poder público municipal, participaram da reunião o chefe de Gabinete do prefeito, Alessandro Lozza de Moraes, a secretária de Saúde do município, Ângela Pompeu, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Afonso Vieira, além de funcionários da área nutricional e de abastecimento da cidade. Dentre os temas tratados, mereceu destaque o fomento das novas possibilidades de articulação entre as políticas públicas realizadas pelo Município para aprimorar a produção de alimentos, difundir conhecimentos a respeito da sua qualidade e ampliar ainda mais a segurança alimentar e nutricional da população.


Parceria - A vice presidente Deise Regina Baptista, avaliou a reunião positivamente, pois tanto o CRN-8 como a prefeitura e as secretarias têm o mesmo objetivo. “Estamos trabalhando para a promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas por meio da alimentação saudável, da importância em manter o trabalho da agricultura familiar, no campo, com sua produção e distribuição até o consumo pela população. Ficamos felizes em conhecer os programas Feira Verde, a alimentação escolar e educação nutricional no currículo, ouvir sobre as demais experiências”, afirma.


Segundo a vice-presidente do CRN-8, a reunião representou um importante passo no sentido de estabelecer uma parceria com a prefeitura de Ponta Grossa. Para ela, essa interação possibilita melhores resultados na orientação e na fiscalização do trabalho em Nutrição no município. "O CRN-8 tem a missão de buscar essas articulações para defender o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, contribuindo para a promoção da saúde da população, mediante a garantia do exercício profissional competente, crítico e ético", disse.


Fortalecer o pequeno produtor - O chefe de Gabinete Alessandro Lozza ressaltou a importância do CRN-8 estar próximo das administrações públicas, orientando acerca da necessidade da presença do nutricionista nas políticas públicas relativas à alimentação e à segurança alimentar e nutricional. “É muito importante um conselho profissional se envolver junto ao poder público para orientar as políticas relativas à saúde e à alimentação. Seria muito importante que outros conselhos também tivessem a mesma iniciativa”, afirmou.

O conselheiro Alexsandro Wosniaki ressaltou a necessidade de fortalecer os programas públicos e valorizar os pequenos produtores, tomando como referência a crise de abastecimento causada pela greve dos caminhoneiros na semana passada. “É preciso fortalecer o pequeno produtor, que está próximo da população urbana, em vez de trazer produtos de outros estados. Assim não ficamos dependentes do transporte de média e longa distância. Esse é um dos objetivos da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar Nutricional (CAISAN), do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN)”, afirmou o conselheiro que aproveitou para questionar como essas entidades estão atuando no município.

Presenças - Participaram do encontro, além das personalidades citadas, Eldo Lauro Berger, diretor do Departamento de Assistência à Agricultura e Pecuária; Izidório Antônio Campos, diretor do Programa Feira Verde; Emerson Silveira, diretor do Mercado da Família; Fernanda Caroline Fonseca, nutricionista do Restaurante Popular; e Milena Carla Silva Pelissari, nutricionista da Secretaria de Saúde. Também estiveram presentes as nutricionistas Aline Gibeluka e Elaine Fernandes Pupo, da Secretaria Municipal de Educação.

CRN-8 Itinerante - O programa tem o objetivo de fortalecer as ações do CRN-8 junto aos municípios. Os conselheiros se reúnem com políticos, entidades e representantes dos municípios que atuam nas políticas públicas relacionadas à alimentação e Segurança Alimentar Nutricional.