AÇÕES 2017

sexta, 23 de fevereiro de 2018 às 15:20:00
acao2017.png

Durante o ano de 2017 o CRN-8 realizou diversos projetos e programas sempre com a missão de defender o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, contribuindo para a promoção da saúde da população, mediante a garantia do exercício profissional competente, crítico e ético.

Em 2018 continuaremos com as ações de 2017 e novos projetos já estão em andamento, aguarde informações.

CRN-8 Jovem fortalece interação entre acadêmicos e entidade
O CRN-8 Jovem, programa criado pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região (CRN-8) em 2017, iniciou no mês de junho com o objetivo de aproximar os estudantes de Nutrição, contribuindo para aprimorar a interação dos mesmos com o Sistema CFN/CRN e promover o fortalecimento institucional, político e social do CRN-8 e da Nutrição no Estado do Paraná. São 18 estudantes, indicados por 9 instituições de ensino participam do projeto, sendo 9 titulares e 9 suplentes.
Execução do CRN-8 Jovem
Foram realizadas 4 reuniões, nas quais trabalhou-se: produções de textos para dias comemorativos relacionados à nutrição e saúde. Os acadêmicos também debateram e sugeriram como multiplicar as informações do CRN-8 para as instituições de ensino que representam.
Além das atividades no CRN-8, houve a participação em eventos relacionados com a entidade e a profissão, como a corrida/caminhada contra a esteatose hepática, dia do nutricionista, audiência pública dos 50 anos de regulamentação da profissão de nutricionista na Assembleia Legislativa do Paraná e o Dia Mundial da Alimentação, na Boca Maldita.

CRN-8 na IES em 2017
Em 2017 o Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região (CRN-8) realizou 18 palestras para alunos e alunas pelo CRN-8 nas Instituições de Ensino Técnico e Superior em Nutrição (IES). O principal objetivo da IES é aproximar o CRN-8 com as instituições de ensino técnico e superior em nutrição, docentes e com os futuros profissionais. Esse ano, ao todo, 1.046 alunos assistiram as palestras oferecidas pelo programa.
Instituições contempladas
As instituições participantes foram o Colégio Estadual Julia Wanderley, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Faculdade Paranaense (FAPAR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Unicesumar Curitiba, Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL), Universidade Positivo (UP), Centro Universitário Tuiuti do Paraná, Centro Universitário Ingá, Unicesumar Maringá, Faculdade União das Américas, Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, Colégio Estadual Polivalente (EFM e Profissionalizante), Centro Universitário Filadelfia e do Colégio Londrinense (UNIFIL); Faculdade Ponta Grossa; Faculdade de Apucarana; Faculdade Campo Real e Unicentro Guarapuava.

Carteira Profissional de Nutricionista é obrigatória em território nacional
Em 2017, o Conselho Regional de Nutricionistas 8ª Região (CRN-8), entregou 472 Carteiras de Identidade Profissional (CIP), para os recém-formados Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética (TND). As carteiras foram entregues para novos profissionais nas cidades de Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá, Guarapuava, Pato Branco e Foz do Iguaçu.
A obrigatoriedade da CIP
De acordo com a lei 8234 de 1991, art. 1º, o exercício da profissão de nutricionista, independente da área, são restritos aos portadores de diploma e inscritos regularmente no Conselho Regional de Nutricionistas, de acordo com a área de atuação. Além disso, a CIP deve ser entregue pessoalmente, conforme a resolução do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) 466, art. 29, com o requerente sendo instruído, através de uma palestra, sobre o exercício profissional.

“Entre, a casa é sua!” contemplou nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética
Em 2017 o Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região (CRN-8) realizou sete edições do “Entre, a casa é sua!”, totalizando 225 participantes, entre nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética inscritos no CRN-8, além de estudantes dos cursos de nutrição e TDN, que participaram dos debates e palestras. Foram debatidos temas do campo teórico e técnico da Nutrição e da prática do nutricionista, com o objetivo de estimular a participação da categoria e aproxima-los do conselho.

Os temas tratados no ano foram:

1. “Nutrigenética e Nutrigenônica”, com a nutricionista Dra. Regina Maria Vilela.
2. “Estratégias no atendimento nutricional de idosos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos”, com a nutricionista Flávia Cristina Severo Grando.
3. “Atuação conjunta do técnico em nutrição e dietética e do nutricionista - Relatos de experiências” (nutricionistas e TNDS).
4. “Aleitamento Materno e Alimentação Complementar”, com a nutricionista e Dra. Claudia Choma Bettega Almeida.
5. “Ficha técnica de preparação: guia prático de elaboração”, com o nutricionista Alexsandro Wosniaki.
6. “Dia Mundial da Alimentação - Segurança alimentar e desenvolvimento rural”, com a nutricionista Juliana Bertolin e os engenheiros agrônomos Ari Frozza e Marcos Andersen.
7. “Novas tecnologias para o tratamento do diabetes e a importância da nutrição neste contexto”, com a nutricionista Heloisa de Camargo Hermann.

CRN-8 Itinerante realizou 18 palestras no interior do Paraná
O Conselho Regional de Nutricionistas da Oitava Região (CRN-8), realizou nos meses de abril e agosto de 2017 o evento “CRN-8 Itinerante”, contemplando as cidades de Guarapuava e Foz do Iguaçu, respectivamente. O principal objetivo do evento é promover o fortalecimento institucional, com a descentralização das ações e o incremento da visibilidade do CRN-8 junto aos nutricionistas e técnicos em Nutrição e Dietética, bem como a toda a sociedade. Além de fortalecer a relação com a categoria no Paraná e conhecer as experiências desenvolvidas pelos nutricionistas no estado.
Ao todo, foram realizadas 12 palestras e 4 “CRN-8 nas IES”, que são as Instituições de Ensino Técnico e Superior em Nutrição. O número de participação foi alto nos dois eventos, sendo de 83 participantes no Itinerante em Guarapuava e, 91 participantes no Itinerante em Foz do Iguaçu. Fora essas atividades, foram realizadas ações para atender a população, como Entrega de Carteira de Identidade Profissional e Ação Fiscal.

Confira a seguir, mais detalhes sobre as palestras:

GUARAPUAVA:
Programa Dietas Especiais/Programa Melhor em casa
Palestrantes: Fernanda Spyra Dal’maz e Maria Theresa Melhem Pellissari
Nutrição esportiva com enfoque em consultórios
Palestrante: Gabriela Datsch Bennemann
Panorama do Programa Nacional de Alimentação Escolar da Masorregião Centro-Sul Paranaense
Palestrante: Julisse Klemtz Wagner
Atuação do Nutricionista na Agricultura Familiar
Palestrante: Michele Dal Santos
Informe sobre o Novo Código de Ética e de Conduta do Nutricionista

FOZ DO IGUAÇU:
Nutrição Esportiva: atuação do nutricionista em consultório
Palestrante: Dra. Michelle Teixeira Frotta Reichmann
Gestão na qualidade em serviços de alimentação
Palestrante: Dra. Suyan Emmanuelle Lobo A. Bianchi
Saúde e nutrição do trabalhador
Palestrantes: Dra. Rosemary Jane Monteiro de Carvalho e Dra. Soraia Younes
Ficha técnica de preparação: guia prático de elaboração
Palestrante: Dr. Alexsandro Wosniaki
Consultoria nutricional e empreendedorismo em UAN
Palestrante: Dra. Raquel Simone Maccarini Zarpellon
Estratégias no atendimento nutricional de idosos residentes em instituição de longa permanência para idosos
Palestrante: Dra. Flavia Cristina Severo Grando
Nutrigenética e Nutrigenômica
Dra. Regina Maria Vilela

Informamos as novas representações do Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região no município de Maringá