CRN-8 esteve atuante no 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva

Nutrição foi uns dos destaques

sexta, 20 de julho de 2018 às 20:00:00
deise.jpg

O CRN-8 participou dos debates, que trataram da Segurança Alimentar e Nutricional como fundamental para a promoção da saúde, além de informar sobre o papel do nutricionista

O Conselho Regional de Nutricionistas da Oitava Região (CRN-8) esteve presente no 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de julho na PUC/PR, em Curitiba. A presidente em exercício, Deise Regina Baptista, conselheiros e conselheiras participaram das atividades do evento, em especial as da programação do 1º Simpósio de Nutrição e Saúde Pública/Coletiva, atividade inclusa no Congresso e que marcou a importância da Nutrição no processo de promoção da saúde, promovendo amplo debate acerca de temas como a soberania alimentar e o direito humano à alimentação adequada. Além disso, o CRN-8 também montou stand para informar e esclarecer sobre o papel do nutricionista nas políticas públicas/coletivas.
Segundo a Assessora Institucional do CRN-8, Mariana Moreira da Silva, a presença de gestores e lideranças políticas no evento foi de extrema importância para a valorização do nutricionista na saúde pública e coletiva. “Os gestores e lideranças que vieram até o stand conversaram sobre a valorização da nutrição e da sua importância na atenção básica à saúde. Além do material sobre o conselho, também distribuímos as cartilhas ‘Mais Saúde para seu Município’ com informações relevantes para nutricionistas e gestores”, explicou.
No Congresso, a Nutrição foi destaque como elemento básico para a efetiva promoção da saúde. Além do stand, conselheiros e conselheiros participaram das palestras e mesas redondas (link para a matéria) e de cursos, como o de “Segurança Alimentar e Nutricional e Promoção da Saúde: a exigência de diálogo na Atenção Primária à Saúde”, o de “Obesidade e Desnutrição em Crianças e Adolescentes: cuidado nutricional na Rede de Atenção à Saúde” e o do “Guia Alimentar da População Brasileira e o marco teórico da educação alimentar e nutricional em políticas públicas: sinergias e desafios”.
Na cerimônia de encerramento, realizada no final da tarde do dia 20 de julho, houve a revelação dos vencedores do Prêmio Inova Saúde Paraná. No total foram entregues 33 prêmios – três em cada um dos 10 eixos temáticos propostos pela Mostra de Pesquisa em Saúde – e outros três para experiências exitosas. Na área de Alimentação e Nutrição, os vencedores foram:
· “EXCESSO DE PESO, COMPORTAMENTOS EM SAÚDE E PRÁTICAS ALIMENTARES ENTRE ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS”, de Christiane Opuszka Machado-UFPR/Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
· “ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS COM FISSURA LABIAL E PALATAL”, de Letícia de Oliveira Reis - Universidade Positivo
· “EXCESSO DE PESO DOS PAIS DE ADOLESCENTES DE ESCOLAS ESTADUAIS”, de Aline Daniela da Cruz e Silva - Universidade Federal do Paraná.