Dicas do CRN-8 para não passar mal no carnaval

segunda, 26 de fevereiro de 2018 às 14:18:00
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O carnaval é uma festa e para melhor aproveitá-la é preciso estar alerta, cuidar da alimentação e evitar excessos na ingestão de álcool. Pensando nisso, o Conselho de Nutricionistas da 8ª Região elaborou algumas dicas para você comemorar o carnaval sem passar mal.

· Tome um café da manhã equilibrado. Aproveite sucos naturais, frutas, leite ou iogurte desnatados, pão integral, cereais integrais, queijo magro ou ovo.

· Fracione as suas refeições para que aconteçam várias vezes ao dia, comendo pouco em pouco tempo. Leve com você alimentos que possam ser consumidos no meio da folia, quando a “fome bater”. Frutas como banana, maçã, ameixa e frutas secas são ótimas opções e há ainda outras, como as barras de cereal, biscoitos integrais e castanhas.

· Evite consumir itens que estragam com facilidade, como a maionese, por exemplo. Preste atenção nas condições de higiene e de conservação dos alimentos. Uma intoxicação alimentar pode prejudicar totalmente a sua programação carnavalesca.

· Não pule refeições ou fique muitas horas sem comer. Cardápios restritivos que têm o intuito de emagrecer podem desequilibrar o seu organismo e comprometer a sua folia.

· Evite ingerir alimentos gordurosos. A digestão fica mais lenta e pode causar sensação de “estufamento”, moleza e sono, prejudicando a mobilidade do corpo.

· Água de coco e isotônicos são ótimos para repor sais minerais e prevenir a desidratação.

· A ingestão alcoólica é usualmente uma fonte adicional de energia, conhecida como a ingestão de “calorias vazias”, uma vez que, apesar do alto valor energético da bebida alcoólica, lhe faltam nutrientes essenciais. Outro fator a ser considerado é a composição dos alimentos que são consumidos concomitantemente ao álcool. E o mais importante: consuma bebidas alcoólicas com moderação e sempre as intercale com água ou sucos naturais.