Posse da Gestão 2018/2021 do Conselho Regional de Nutricionistas 8ª Região

terça, 02 de outubro de 2018 às 19:00:00
Colegiado 2018/2021

A Gestão Plenária do Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região (CRN-8-PR) 2018/2021 tomou posse no último dia 02, em solenidade realizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Campus Jardim Botânico. A presidente do Conselho Federal dos Nutricionistas (CFN), Dra. Albaneide Maria Lima Peixinho, abriu a Cerimônia de Posse e saudou os presentes salientando a importância do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável. Após a abertura, deu posse aos novos conselheiros efetivos e suplentes.

 

A presidente do CFN parabenizou e agradeceu aos conselheiros que deixaram o cargo, em especial a Maria Emilia Daudt von der Heyde, presidente da Gestão 2015/2018, desejando sucesso aos empossados. Falou da importância da construção realizada durante muitos anos pelos conselheiros regionais e das lutas travadas, bem como do trabalho efetivo realizado junto aos nutricionistas e técnicos de Nutrição e Dietética para reafirmar a importância das entidades profissionais. “Somos órgãos de fiscalização profissional com a missão de trabalhar em prol da sociedade, contribuindo para que a sociedade tenha seus direitos de uma Alimentação Adequada e Saudável assegurados, com Segurança Alimentar e Nutricional”, declarou.

Gestão 2015/2018

A Presidente da Gestão 2015-2018, Maria Emilia Daudt von der Heyde, fez sua saudação tecendo agradecimentos aos presentes, à família, conselheiros e equipe. Falou dos avanços dos últimos anos e dos projetos novos implementados, bem como dos que deram continuidade a ações já iniciadas. Também ressaltou as importantes parcerias estabelecidas em sua gestão. "Avançamos muito nestes anos. Consolidamos a interiorização, com o CRN ITINERANTE, e também fortalecemos o programa CRN nas IES. Além disso, ampliamos a participação do Conselho nos órgão de Controle Político e Social e ocupamos espaços junto ao Ministério Público e à Assembleia Legislativa do Estado, onde nos pronunciamos no plenário e participamos da Frente Parlamentar de SAN, além de participar de várias sessões temáticas no plenarinho”.

Mila comemorou as conquistas e lembrou que na busca de maior aproximação com os profissionais inscritos no Conselho, foram criados programas como o ENTRE, a CASA é SUA, o CRN JOVEM, o FORMEI e AGORA? e o CAFÉ com o CRN.  Ela parabenizou os novos conselheiros e lhes desejou uma excelente gestão, citando temas que considera importantes para os próximos anos e reafirmou a confiança na nova gestão. "Ao iniciar a 5ª Gestão do nosso Regional, não podemos esquecer a missão de fiscalizar, de defender a Ética e de lutar em defesa da sociedade.

Nova Gestão – Chapa Avançar

A presidente da Gestão 2018-2021, Deise Regina Baptista, falou da responsabilidade de assumir o CRN-8 e da importância da missão do Conselho, além de prestar uma justa homenagem à presidente que deixa o cargo. "É muita responsabilidade, pois, quando temos uma antecessora como a presidente desta gestão, a Profª Dra Maria Emília Daudt von der Heyde, a ‘Mila’, a responsabilidade é dobrada”, enfatizou.

Deise também falou sobre a Chapa Avançar e seus objetivos para os próximos três anos. “A Chapa AVANÇAR foi cuidadosamente pensada e composta por profissionais escolhidos a dedo, de diversas áreas de atuação, éticos, críticos e competentes em suas áreas de conhecimento, dispostos a continuar o brilhante trabalho que este conselho vem desenvolvendo na busca da Segurança Alimentar e Nutricional da população do Paraná. Contamos com o apoio de todos os profissionais, sindicatos e associações para a construção desta nova fase para o CRN-8”.

Propostas

Entre as principais propostas da chapa, destacou a busca do fortalecimento e do estímulo da discussão de Políticas Públicas relacionadas com a Segurança Alimentar e Nutricional no Estado do Paraná. “Queremos contar com o apoio das entidades de Nutrição do Paraná (Associação de Nutrição do PR e Sindicato de Nutricionistas do PR), com a finalidade do fortalecimento da profissão e da garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável da população. Os canais de comunicação entre estas entidades, com o Conselho Federal de Nutricionistas, devem ser intensificados na busca de aproximação com o profissional e a sociedade” declarou Deise, reafirmando a necessidade de manter posicionamento político estritamente apartidário, de forma a garantir a promoção de uma alimentação adequada e saudável como direito inerente ao ser humano e à população.

Ela afirmou que a busca pela ampliação e a participação política em conselhos, comissões, grupos de trabalho, agências reguladoras, eventos e outros deverá ser constante e visar a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional e demais políticas afins que tenham repercussão na garantia da Soberania Alimentar e do Direito Humano à Alimentação Saudável e Adequada da sociedade paranaense. “A parceria com o Ministério Público deve ser estreitada, auxiliando especialmente nas questões relacionadas ao exercício ilegal da profissão, visando a proteção da sociedade. Além disso, manteremos as discussões com as Instituições de Ensino Superior acerca da formação e atuação crítica, ética e comprometida do profissional em todas as áreas de atuação”.

Também foi enfatizada a importância do aprofundamento do diálogo com outros Conselhos da área da Saúde para a discussão acerca dos Cursos de Ensino de Graduação a Distância. “Saúde requer presença!”, afirmou.

Participantes

Além da presidente do CFN, Dra Albaneide Peixinho e das presidentes do CRN-8 Profª Dra Maria Emília Daudt von der Heyde e Deise Regina Baptista, também estavam presentes os presidentes da gestão 2006-2009, Dr. Raul von der Heyde; a presidente gestão 2009-2012, Dra. Lili Purim Niehues , a presidente da gestão 2012-2015, Dra. Sônia Regina Barbosa, a presidente da Associação Paranaense de Nutrição - ANUPAR, Edilceia Domingues do Amaral Ravazzani, além dos conselheiros das gestões 2015/2018 e 2018/2021, familiares e nutricionistas.