GRUPO DE PESQUISA DEBATE NUTRIÇÃO INFANTIL

GRUPO DE PESQUISA DEBATE NUTRIÇÃO INFANTIL

O MPPR reuniu promotores e especialistas para debater a Nutrição Infantil

O Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região, Alexsandro Wosniaki CRN-8 3823 participou, ontem, 27, do Grupo de Pesquisa Nutrição infantil, a convite da Dra. Luciana Linero, Promotora de Justiça no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança, do Adolescente e da Educação. Os participantes falaram sobre a importância da nutrição para o desenvolvimento infantil.

O acesso e o direito a alimentação saudável e adequada foi um dos temas principais. Segundo dados apresentados pelo presidente do CRN-8, Alexsandro Wosniaki, a partir de 2026 os alimentos saudáveis estarão mais caros que a comida ultraprocessada. A constatação é de pesquisa conduzida por um grupo de cientistas brasileiros que mediu e comparou a variação nos preços dos 102 tipos de alimentos mais consumidos no país no período entre 1995 e 2017. “O conselho finalizou este ano o relatório da Câmara de Políticas Públicas que trouxe temas importantes para a SAN, incluindo a nutrição infantil. Também nos preocupa o acesso facilitado aos ultraprocessados, que além de serem estimulados via propagandas, também poderão estar mais baratos do que alimentos in natura”.

Segundo a Dra. Luciana Linero, o MPPR tem vários grupos de pesquisa em diversas áreas de atuação, todos ligados à Escola Superior do Ministério Público e coordenados pelos Centros de Apoio. “O grupo é especializado na área da criança, do adolescente e da educação. O objetivo é o aprimoramento dos integrantes do MP. Tratamos de nutrição infantil e segurança alimentar e contamos com a valiosa contribuição de especialistas do CRN-8 que falaram sobre a importância dos cuidados com a alimentação para o desenvolvimento saudável e a importância das políticas públicas nesta área”.

Além do presidente do CRN-8, participaram todas as promotorias do estado e, pelo CRN-8, Maria Teresa Gomes de Oliveira Ribas, representante da entidade no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e Silvia Rigon, ambas da Câmara Técnica de Nutrição e Políticas Públicas do CRN-8. Patricia Samofal, representante do CRN-8 no Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e a nutricionista Claudia Choma.