Órgãos de Controle Social

O que são órgãos de controle social?

Os órgãos de controle social são espaços democráticos e estratégicos, nos quais a sociedade civil pode exercer seu papel de fiscalização, monitoramento e proposição de ações governamentais.

Como Conselho Profissional, o CRN-8 pode indiciar representantes para participação desses órgãos que possuem relação com os temas pertinentes da nutrição, especialmente para incentivar o comprometimento com a defesa do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (DHANA), com a
valorização da atuação do nutricionista e do técnico em nutrição e dietética e com o fortalecimento das políticas públicas de saúde, alimentação e nutrição. 

A presença dos(as) nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética nesses fóruns qualifica os debates e decisões, contribuindo tecnicamente para a construção de políticas públicas mais justas, eficazes e alinhadas com os princípios da saúde, da soberania alimentar e da segurança alimentar e nutricional.

Os representantes do CRN-8 atuam principalmente em Conselhos de Políticas Públicas. Essas são instâncias de participação popular em diversas áreas, como saúde, educação e assistência social. Eles podem ter funções como fiscalizar, mobilizar a comunidade e deliberar sobre estratégias de políticas públicas.

Nossos Representantes

Manual Orientativo para o Representante nos Órgãos de Controle Social

Elaborado pelo CRN-8, este manual é um instrumento para valorizar e fortalecer a atuação dos(as) nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética nos espaços de participação social. 

Nele você encontra orientações práticas e conceituais sobre o papel do representante nos diferentes conselhos, bem como os fundamentos legais e éticos que norteiam essa importante missão.