DIA DO TRABALHADOR – 1ª DE MAIO
É grande a importância dos cuidados com a segurança dos Trabalhadores dos Serviços de Saúde, principalmente neste momento em que esses profissionais estão em risco constante de contaminação pelo COVID-19
Neste dia do Trabalhador o CRN-8 presta homenagem aos trabalhadores que estão no enfrentamento ao COVID 19 e solicita que se respeitem as normas para garantir a saúde e dignidade desses profissionais.
Segundo o documento lançado em abril deste ano pelo Ministério da Saúde com as recomendações de proteção aos trabalhadores dos serviços de saúde no atendimento de COVID-19 e outras síndromes gripais, TRABALHADORES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios ou outros locais. Desta maneira, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, etc. – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros, copeiras, entre outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços direto de assistência à saúde das pessoas.
Todos os serviços de saúde devem garantir a adoção de medidas e mecanismos de proteção e promoção à saúde para todos os trabalhadores que atuam nos serviços, sejam ele empregados, terceirizados ou pertencentes a outras modalidades de vínculos.
As medidas de controle da COVID-19 em ambientes e processos de trabalho têm como objetivo identificar e intervir nos fatores e situações de risco às quais os trabalhadores podem estar expostos durante suas atividades laborais, visando eliminar ou, na sua impossibilidade, atenuar e controlar estes fatores e situações.
CRN-8 e Você
O Presidente do CRN-8, Alexsandro Wosniaki CRN-8 3823, presta homenagem a todos os trabalhadores e enfatiza a importância valorização dos trabalhadores da Saúde. “Um dos objetivos principais do CRN-8 é a criação de Políticas Públicas que valorizem os profissionais da saúde. No caso dos nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética, é importante dizer que são estratégicos na assistência à população, sendo a categoria que atua no sentido do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequada (DHANA), bem como para garantir a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da população brasileira”.
O que mudou?
A realidade cotidiana dos nutricionistas e técnicos e nutrição e dietética sofreu mudanças nestes tempos de pandemia e o CRN-8 conversou com a nutricionista Priscila Meissner de Freitas (CRN-8 3825) para falar sobre esse assunto. Ela é fiscal de contrato e atua na fiscalização da empresa que presta serviços de Alimentação e Nutrição no complexo do Hospital de Clínicas e explica que é preciso ter muita atenção neste momento. Além de fiscalizar os contratos, é preciso verificar se há novas recomendações para segurança, porém a tensão maior gira em torno do risco por estar em um local com circulação do vírus. “A maior dificuldade é em relação ao medo e insegurança de todos no hospital, porque ficamos com receio de levar o vírus para casa. A rotina tornou-se exaustiva: tirar toda roupa, lavar, seguir todas as recomendações, tomar um banho, só depois comer e então auxiliar minha filha nas atividades online. Um cotidiano mais tenso, mas necessário”, diz.