Câmara de Curitiba homenageia os Nutricionistas e reforça presença do profissional na Saúde Única
Proposto pelo vereador Nori Seto (PP), a homenagem foi realizada em alusão ao Dia do Nutricionista celebrado em 31 de agosto
CURITIBA — Os nutricionistas do Paraná receberam votos de congratulações e aplausos da Câmara Municipal de Vereadores de Curitiba em sessão solene realizada em 01º de setembro. Proposto pelo vereador Nori Seto (PP), o Conselho Regional de Nutrição da 8ª Região (CRN-8), esteve presente para acompanhar a cerimônia e receber, de forma simbólica, essa homenagem para todos os profissionais.
Estiveram presentes todos os membros da nossa diretoria: a presidente Deise Regina Baptista; o vice-presidente, Alisson David Silva; a tesoureira Lilian Mitsuko Tanikawa; e a secretária Vanessa Costa Pentado.
O Dia do Nutricionista é celebrado em 31 de agosto, em alusão ao nascimento da Associação Brasileira de Nutrição, fundada nessa mesma data no ano de 1949. Desde então, a data é reservada para homenagear e reconhecer o trabalho dos profissionais da nutrição, estratégicos nas políticas públicas e exerce um trabalho essencial em todas as fases da vida.
A presidente do CRN-8, Deise Baptista, reforça que a presença do nutricionista na saúde pública é investimento para a segurança nutricional e alimentar das populações. “Acredito que o principal ponto seja reconhecer o nutricionista como investimento em conhecimento técnico e científico. Temos que ampliar a compreensão da sociedade e dos gestores públicos sobre as atribuições do nutricionista. Quanto mais claro for o entendimento do papel que desempenhamos, seja na elaboração de políticas públicas, seja na promoção da saúde e na segurança alimentar, maior será a valorização”, comenta Deise.
Para celebrar o dia, o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutrição (CFN/CRN) promoveu a campanha “Nutricionista todo dia, em todo lugar!” em uma mobilização nacional de valorização da categoria. Entre as atividades esteve a proposta de iluminação de diversos monumentos em diferentes cidades do Brasil com verde, em celebração à profissão. No Paraná, a estufa do Jardim Botânico de Curitiba se destacou de verde durante a noite do dia 31 de agosto. A Câmara de Vereadores foi iluminada de verde na noite do dia 01º de setembro.
Leia também: Inscreva-se em nosso evento do Dia do Nutricionista
Campanha Saúde Única e a Lei Municipal nº 16.500
Após a homenagem na Câmara, o CRN-8 foi convidado pelo vereador Nori Seto e sua equipe de gabinete para uma reunião de alinhamento e aproximação de estratégias para valorização da saúde na cidade. O tópico surgiu baseado na sanção da Lei Municipal nº 16.500/2025, que institui a Campanha de Promoção do Conceito e dos Profissionais da Saúde Única ou Uma Só Saúde.
A campanha é anual e preferencialmente realizada na semana do dia 03 de novembro, data em que celebra o Dia Nacional da Saúde Única, instituído pela Lei Federal nº 14.792 de 5 de janeiro de 2024.
O conceito de Saúde Única (tradução direta do inglês One Health) é uma abordagem que reconhece, de forma integrada, a conexão indissociável entre saúde humana, animal, vegetal e ambiental. O conceito defende que essa colaboração multidisciplinar é essencial para otimizar o bem-estar de pessoas, animais e do planeta.
Por isso, a equipe de Nori Seto convidou o CRN-8 para participar com outros conselhos profissionais da saúde da divulgação e valorização dessa campanha. A nutrição está diretamente envolvida nos pilares estabelecidos pelo conceito de Saúde Única, conforme explica o vice-presidente, Alisson David Silva. “A saúde humana é indissociável da nutrição, pois uma boa saúde depende de uma alimentação adequada. Contudo, para que essa alimentação seja possível, é fundamental que o meio ambiente proporcione condições de produção de alimentos e que haja acesso a eles de maneira justa e adequada”, explica.
Entre as formas de execução da campanha, a Lei nº 16.500 convida a promoção de ações abrangendo congressos, seminários, divulgações e difusão de orientações comunitárias sobre a importância e o papel dos profissionais da Saúde Única para saúde global.
Por Pedro Henrique Oliveira Macedo – Jornalista