Nutricionista de Maringá foi finalista do Prêmio Jabuti
A nutricionista Vanessa Seravalli Zani, residente de Maringá, alcançou um feito notável em sua carreira ao ser indicada como finalista do renomado Prêmio Jabuti Acadêmico, uma das mais importantes premiações literárias do país. O livro “Educação Alimentar e Nutricional: O Alimento Cura e Promove Saúde – Construção do Programa Prosa dos Alimentos” ficou entre os 10 finalistas na categoria Ciência de Alimentos e Nutrição, destacando-se por sua abordagem inovadora sobre alimentação consciente e saúde.
Com 16 anos de experiência na área, além de ser formada em Pedagogia e ter concluído um Mestrado em Agroecologia, Vanessa é uma profissional que se destaca pelo seu comprometimento com a educação alimentar e a promoção de escolhas conscientes para uma vida mais saudável.
O livro, que levou cerca de três anos para ser concluído, trata de questões que envolvem alimentação, nutrição, processos de produção e interdisciplinaridade. A obra tem como objetivo ampliar a visão do leitor e incentivá-lo a fazer escolhas alimentares conscientes, promovendo a saúde. Vanessa explica que o livro foi criado para ser adaptável a diferentes faixas etárias e grupos sociais, sendo um recurso valioso para escolas, empresas e grupos de convivência.
A inspiração para escrever o livro, segundo a autora, veio da angústia de perceber que muitas pessoas não têm o conhecimento necessário sobre alimentação e saúde. Esse cenário motivou Vanessa a criar um programa de educação nutricional que pudesse ser implementado em diversos contextos e ajudar a transformar a vida das pessoas.
“Na minha prática profissional percebi que a população não tem conhecimento adequado sobre alimentação e saúde, o que sempre me angustiou. Tenho um sonho de poder levar conhecimento a um número maior de pessoas e, assim, poder contribuir para que as pessoas façam escolhas consciente, fruto de reflexão e conscientização sobre a importância de um estilo de vida saudável”, relata.
Ser indicada para o Prêmio Jabuti é, para Vanessa, “uma forma de ampliar o alcance do seu trabalho e representar a profissão de nutricionista com mais visibilidade”. “Foi uma honra e uma alegria por saber de como é conceituado essa premiação, já me sinto vencedora de poder estar entre os finalistas. É uma sensação de que o esforço de estudar tem recompensas, e isso me traz a motivação para buscar exercer a minha profissão com excelência”, ressalta.
A obra está disponível nas Livrarias Curitiba, Amazon e e no site da Editora Dialética.
O Prêmio
Idealizado pela Câmara Brasileira do Livro, o prêmio é uma celebração anual que busca reconhecer e homenagear notáveis contribuições de autores, capistas, ilustradores, designers gráficos, tradutores, livreiros, editoras e realizadores de projetos que estimulam e mantêm o hábito da leitura, além daqueles que fazem chegar a produção literária brasileira para o mundo
O Prêmio Jabuti Acadêmico preenche uma lacuna essencial, dando destaque ao mérito das obras que ultrapassam as fronteiras do campo literário tradicional. Ao reconhecer e premiar os esforços de autores e editores dedicados à produção científica e acadêmica, não apenas celebramos o trabalho árduo e a dedicação desses profissionais, mas também incentivamos outros a trilharem o mesmo caminho. O Prêmio Jabuti Acadêmico concentra-se exclusivamente em obras acadêmicas, científicas e profissionais.