DICAS PARA EVITAR DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo, segundo a Associação Brasileira de Indústria e Alimentos (ABIA). O país soma em torno de 23 toneladas de frutas e legumes jogados fora anualmente, seja em supermercados ou residências. O brasileiro descarta em casa em torno de 60 quilos de alimentos por ano que poderiam ser reaproveitados. Já nas empresas apenas 4 % do ramo alimentícios não descartam alimentos e 96% das empresas dizem descartar comidas frutas e legumes com uma certa frequência.
Diante deste cenário, a nutricionista e presidente do Conselho Regional de Nutrição do Estado do Paraná (CRN-8) Cilene Ribeiro, elenca algumas dicas de como evitar os desperdícios de alimentos.
- O primeiro passo é ter planejamento na hora da compra. Não se deve adquirir alimentos que não serão necessários em curto período do tempo e/ou em grande quantidade. Essa prática faz com que, muitas vezes, o alimento estrague ou passe do prazo de validade.
- Após a compra de saladas folhosas, o ideal é fazer a higienização desses alimentos e secar. Recomenda-se guardar os alimentos folhosos após a higienização em recipientes com tampa ou saquinho plástico. Isso porque a tendência é que o alimento dure mais tempo.
- Também pode-se reaproveitar os alimentos. As sementes e cascas de frutas também podem agregar no cardápio, seja em sucos ou farofas, por exemplo.
- Congelar os produtos que tem um pouco mais de durabilidade, como a batata, cenoura ou outros alimentos que não vão ser utilizados de imediato. Também é possível cozinhar eles e congelar, assim já deixa os alimentos prontos e facilita o seu uso. O congelamento dos produtos não afeta a qualidade deles.