Marco do EaD e novas DCNs pautam o XVI Encontro de Coordenadores de Curso de Nutrição
Evento apresentou as novas regras e promoveu uma dinâmica entre coordenadores e estudantes sobre o aprimoramento do ensino de Nutrição

O Marco Regulatório do Ensino a Distância (Decreto nº 12.456/2025) e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) foram tema do XVI Encontro de Coordenadores de Curso de Nutrição, organizado pelo CRN-8. O evento reuniu coordenadores de instituições públicas e privadas de todo o Paraná, estudantes e integrantes do CRN-8 Jovem. A atividade ocorreu na última quarta-feira (03), no Auditório do Campus de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná.
A presidente do CRN-8, Dra. Deise Regina Baptista, realizou a abertura do encontro e reforçou a relevância de espaços de diálogo entre os coordenadores. “Como professora por muitos anos, pude acompanhar de perto o brilho nos olhos de quem chega à universidade com sonhos, dúvidas e expectativas”, afirmou.

Ela também destacou a importância de acompanhar os impactos da tecnologia no ensino. “Nos últimos anos, a tecnologia evoluiu de maneiras diversas, aproximando pessoas e ampliando possibilidades que antes pareciam distantes. No entanto, esses avanços precisam ser acompanhados de regulação e de estudos sólidos que apontem seus impactos reais e nos permitam construir caminhos responsáveis e seguros para o ensino”, completou.
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O Decreto que atualiza a Política de Educação a Distância foi sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em maio de 2025, visando ampliar o acesso à educação e fortalecer a qualidade da oferta no formato EaD. Em agosto do mesmo ano, foram homologadas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Graduação em Nutrição, que reforçam uma formação crítica, humanista e alinhada ao direito humano à alimentação adequada.
A programação contou com uma apresentação elucidativa sobre o novo marco regulatório e diretrizes curriculares, conduzida pela nutricionista Ana Paula Garcia Fernandes e pelo vice-presidente do CRN-8, Alisson David Silva, ambos participantes diretos das discussões que envolveram o decreto. Em agosto, o vice-presidente — também coordenador do curso de Nutrição do Centro Universitário Internacional (Uninter) — esteve em Brasília com o ministro da Educação, Camilo Santana, durante a homologação das novas DCNs. Participou da discussão também a conselheira e coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CRN-8, Tatiana Marin.
Após as falas, os coordenadores tiveram um momento de interação, onde foram divididos em grupos por diferentes áreas, como Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Específicas da Nutrição e, em grupos, tiveram que apresentar propostas de como incorporar essas ciências na grade e atividades dos alunos de graduação.
O que muda com a nova DCN?
A homologação ocorreu por meio do Parecer CNE/CES nº 2/2025, aprovado pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. O documento estabelece as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Nutrição (bacharelado), com base no processo nº 23001.000642/2022-18.
As diretrizes ampliam e diversificam as áreas de atuação do nutricionista, incluindo alimentação coletiva, indústria, comércio, docência, pesquisa e novos campos emergentes. Também incorporam competências relacionadas à tomada de decisão, trabalho em equipe, gestão e conduta ética.
Essas competências são organizadas em três dimensões:
- Cognitiva (conhecimentos teóricos)
- Procedimental (habilidades práticas)
- Atitudinal (valores, comportamentos e postura profissional)
Outra mudança relevante é a determinação de que ao menos 20% da carga horária total do curso deve ser destinada aos estágios obrigatórios em Nutrição em Saúde Coletiva, Nutrição em Alimentação Coletiva e Nutrição Clínica — todos supervisionados exclusivamente por nutricionistas. Além disso, até 5% da carga horária de atividades complementares deverá contemplar inovação, interdisciplinaridade e ampliação de conhecimentos.
O documento reforça ainda que os conteúdos privativos da profissão e a coordenação do curso devem ser obrigatoriamente conduzidos por nutricionistas. As instituições têm até dois anos para adequação.
O que prevê o novo marco regulatório do EaD?
O ano de 2025 também trouxe atualizações importantes. O Decreto nº 12.456/2025 regulamenta a oferta de Ensino a Distância na graduação, acompanhado das Portarias MEC nº 378 e 381, que dispõem sobre os formatos possíveis de oferta.
A legislação autoriza atividades presenciais, EaD, síncronas, síncronas mediadas e assíncronas, além da manutenção de polos EaD. Os formatos permitidos são:
Presencial
- Aulas e atividades com presença física de docentes e estudantes.
- Mínimo de 70% presencial.
- Modalidade obrigatória para Medicina, Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia.
Semipresencial
- Combina atividades presenciais e EaD.
- Para Engenharias, cursos da Saúde (incluso Nutrição), Agricultura e Veterinária: mínimo de 40% presencial e até 20% (presencial ou síncrona mediada).
EaD
- Predominância de atividades remotas.
- Até 80% à distância e mínimo de 10% + 10% de presencial ou síncrona mediada.
- Permitido apenas para cursos que não possuem restrições legais. Saúde não entra no EaD.
As Instituições de Ensino Superior devem aplicar avaliações presenciais, com peso majoritário na nota final, estimulando habilidades discursivas, analíticas e de síntese. Também é obrigatório o controle de frequência em atividades presenciais e síncronas mediadas.
Encerramento das atividades do CRN-8 Jovem
Ao final do encontro, houve um momento de homenagem à turma do CRN-8 Jovem 2025, que encerrou oficialmente suas atividades. A conselheira do CRN-8 e coordenadora da Comissão de Formação Profissional, Tatiana Marin, agradeceu o engajamento do grupo. “Vocês foram extraordinários. Fizeram a diferença ao longo de 2025, contribuindo com entusiasmo, criatividade e compromisso. Cada ação foi conduzida com dedicação, e nós, do Conselho, reconhecemos o valor de tudo o que foi conquistado”, afirmou.
O Programa CRN-8 Jovem procura aproximar estudantes de graduação em Nutrição e de cursos técnicos em Nutrição e Dietética da atuação do Conselho. Ele também funciona como um canal de comunicação entre as Instituições de Ensino Técnico e Superior e o CRN-8, fortalecendo vínculos e promovendo participação em campanhas, ações educativas e eventos institucionais.
Ao final da cerimônia, os integrantes entregaram um quadro com fotos das atividades realizadas ao longo do ano, que será exposto na sede do CRN-8, em Curitiba.
A participação no Programa é intermediada pelas Instituições de Ensino Superior do Paraná. A inscrição é feita diretamente pelo coordenador do curso, que indica um membro titular e um suplente. As adesões ocorrem anualmente, geralmente em fevereiro, e são divulgadas nas redes sociais do Conselho.









