COMIDA DE VERDADE PARA FICAR EM CASA

COMIDA DE VERDADE PARA FICAR EM CASA

Neste momento podemos testar receitas, preparar alimentos com aqueles que amamos ou sozinhos, e se você tem alguma receita especial publique nos marcando com o @crn8online e com a #crn8naquarentena

Devido à pandemia de Coronavírus (COVID-19), a população está em isolamento social, algumas pessoas em família, outras sozinhas. Todas, com certeza, sempre buscando informações para orientação neste momento. É importante lembrar, porém, que as informações devem ser filtradas e soluções mágicas devem ser questionadas. A melhor forma de confiar é conhecendo o que pensam profissionais regulamentados por seus conselhos profissionais.

Na área da alimentação e nutrição, por exemplo, há vários textos circulando sobre alimentos que aumentam a imunidade, mas é preciso ter consciência de que, especificamente para combater o coronavírus, não há nada cientificamente comprovado, ainda. No entanto, é útil saber que frutas, verduras e o tradicional arroz com feijão são alimentos que nutrem, logo melhoram nossas resistências contra doenças.

O cuidado com o aumento de peso é outro motivo para cuidar da alimentação, neste momento. Afinal, estamos mais tempo dentro de casa, gastamos menos energia e muitas pessoas estão ansiosas. Isso pode, muitas vezes, aumentar o consumo de alimentos e, pior, levar ao consumo de alimentos que não alimentam.

Para falar sobre esses temas, o CRN-8 conversou com duas nutricionistas, Letícia Mazepa CRN-8 2911 e Juliana Bertolin CRN-8 2401.

Escolhas saudáveis

Letícia dá algumas dicas para estes dias de isolamento, pois em momentos como este, é comum as pessoas abastecerem os armários com biscoitos, doces e snacks diversos. Ela sugere pensar em escolhas saudáveis para evitar um aumento do consumo calórico. “As frutas normalmente são ótimas alternativas. Podem ser consumidas in natura, adicionadas ao iogurte, inseridas no preparo de sucos e vitaminas, ou até de sorvetes e picolés caseiros. Os legumes também podem ser ótimos lanches da tarde: que tal cortar cenoura e pepino em palitos e servir como petisco?”.

Oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, amendoim) e frutas secas são alternativas práticas e saudáveis, mas atenção: são alimentos calóricos e devem ser consumidos com moderação. Escolha aquelas oleaginosas que não têm adição de sal. Quanto aos alimentos ultraprocessados, Letícia afirma que preferir alimentos naturais e minimamente processados vai muito além da preocupação com as calorias. “São esses alimentos que fornecem a maior parte dos nutrientes necessários para manutenção de uma boa saúde”, explica.

Importante consumir frutas

A nutricionista Juliana Bertolin também cita a importância do consumo de frutas, e sugere dar preferência às frutas da época. “Uma das frutas da estação é a melancia, podemos até brincar na hora do preparo, fazendo bolinhas ou, quem sabe, caçando as sementes. Também podemos fazer doces com as frutas, são mais saudáveis do que os industrializados. E há outros alimentos como pipocas, chás e panquecas com legumes, que podem nos ajudar o tempo a passar com mais sabor”, diz.

Juliana explica que o bem-estar alimentar é ser saudável. “O Confort Food ou Conforto Alimentar aborda mais o prazer de comer do que a função da comida, porém o ser saudável está presente nisso. Não precisa ter alto índice de calorias, mas sabores que tragam essa relação de carinho”.

Receitas

E, então, vamos para a cozinha? Seguem algumas receitas que a Juliana nos passou, fáceis, saborosas e nutritivas.

Bolo de fubá com menos calorias:

  • 1 xícara (chá) de açúcar light
  • 3 gemas
  • ½ xícaras (chá) de margarina light
  • 1 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 xícara (chá) de fubá
  • 1 xícara (chá) de leite desnatado
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 colheres (chá) de semente de erva-doce
  • 2 colheres (chá) de semente de linhaça
  • 3 claras em neve

Bata no liquidificador os ovos e açúcar. Coloque o fubá e o leite e a manteiga e bata até misturar bem, uns 3 minutos. Adicione os outros ingredientes e bata até ficar uniforme.

Coloque a massa numa forma untada e polvilhada com fubá. Asse em forno pré-aquecido (200 graus) por mais ou menos 30 minutos.

A receita da panqueca é da nutricionista Lais Murta, clique e confira.

Guide to Million Dollar Success