Conselheira do CRN-8 lança livro sobre o potencial nutricional das Plantas Alimentícias Não Convencionais

Conselheira do CRN-8 lança livro sobre o potencial nutricional das Plantas Alimentícias Não Convencionais

Obra de Kelly Franco destaca o papel das PANC na diversificação alimentar, na saúde pública e na prevenção de doenças crônicas


A conselheira do Conselho Regional de Nutrição do Paraná (CRN-8), Kelly Franco, lançou seu novo livro, Pancterapia: A Terapia Nutricional Através das PANC, durante a reunião de encerramento do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-PR), realizada nos dias 4 e 5 de dezembro. A publicação reúne reflexões, evidências científicas e orientações práticas sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), um grupo de espécies ainda pouco explorado no cotidiano alimentar brasileiro.

A obra apresenta uma análise abrangente sobre a importância das PANC para a biodiversidade, para a segurança alimentar e para estratégias de nutrição funcional. A autora revisita estudos, composições nutricionais e propriedades fitoquímicas para demonstrar como essas plantas contribuem para a prevenção de doenças crônicas, incluindo diversos tipos de câncer, temática de crescente interesse em políticas públicas de saúde e alimentação.

Além de detalhar benefícios nutricionais e usos culinários, o livro também discute os desafios decorrentes da predominância da monocultura alimentar e a necessidade de fomentar práticas educativas e políticas integradas que valorizem espécies negligenciadas ao longo do tempo. Franco reforça, na obra, que a ampliação do consumo de PANC pode favorecer tanto a diversidade alimentar quanto modelos sustentáveis de produção e abastecimento.

A publicação pode ser encomendada diretamente com a autora.