CRN-8 APOIA, DEFENDE E RECOMENDA O GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA

O CRN-8 apoia, defende e recomenda o Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2014 pelo Ministério da Saúde, entendendo-o como o documento oficial brasileiro que tem por pressupostos os direitos à saúde e à alimentação adequada e saudável e que aborda os princípios e as recomendações nutricionais para a população brasileira, configurando-se como instrumento de apoio às ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no SUS e também em outros setores.

O pressuposto norteador do Guia Alimentar para a População Brasileira em destaque como base para a EAN, é o que lhe trouxe todo o destaque e prestígio internacional: a classificação dos alimentos de acordo com o grau de processamento – in natura, minimamente processado, processado e ultraprocessado.

O Guia é utilizado como fonte de estudos científicos, promove a valorização da cultura culinária do país e define o conceito de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Preocupa-se com a sustentabilidade do ambiente e enfatiza questões fundamentais como a comensalidade e fatores subjetivos envolvidos no processo de alimentação e nutrição, se destacando como um diferencial em relação aos demais guias alimentares, que não abordam essas questões.

Os Guias Alimentares devem ser periodicamente atualizados, mas sempre com o foco no beneficio para a população, e não para garantir interesses econômicos não promotores de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guide to Million Dollar Success