Evento homenageia os nutricionistas do Paraná

Evento homenageia os nutricionistas do Paraná

Quase cem pessoas se reuniram para celebrar uma profissão que desempenha papéis fundamentais para toda a nossa sociedade. Dia 31 de agosto, Dia do Nutricionista, um profissional que atua diretamente na prevenção de doenças, no desenvolvimento de políticas públicas e na introdução alimentar.

São os nutricionistas que diariamente lutam em prol do direito humano à alimentação adequada saudável, que respeite a dignidade, os valores humanos e culturais. O nutricionista contribui diretamente para a promoção da saúde da população, mediante a garantia do exercício profissional competente, crítico e ético.

Para comemorar esta data, o Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná (CRN-8) realizou um evento especial que contou com a presença de mais de 100 pessoas. As atividades contaram com apresentações da colaboradora do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Deise Regina Baptista, da presidente do CRN-8, Cilene da Silva Gomes Ribeiro e da presidente da Comissão de Comunicação do CRN-8, Ana Garcia. Além disso, foi realizada uma palestra do consultor e empresário Adilson Santos, que abordou o tema “Pessoas de resultado”.

“Eventos como esse são fundamentais para unir a categoria e para reforçar que o Conselho está sempre de portas abertas para atender aos nossos nutricionistas”, afirma a presidente do CRN-8, Cilene Ribeiro, que foi homenageada durante o evento pela atuação em frente ao Conselho.

Também foi apresentado um vídeo do presidente do CFN, Élido Bonomo, parabenizando a categoria e destacando a atuação do Conselho em prol dos nutricionistas. Para finalizar foram apresentadas fotos da Assembleia Legislativa do Paraná e do Jardim Botânico iluminados de verde em homenagem aos nutricionistas.

O Dia do Nutricionista foi instituído em referência à data de criação da primeira associação da categoria, a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), no Rio de Janeiro, em 1949, que deu origem à Federação Brasileira de Nutrição (Febran) e, posteriormente, à atual Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

São mais de 80 de anos de história, quando em 24 de outubro de 1939, foi criado o primeiro curso de Nutrição do Brasil, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Demorou quase três décadas para que a Lei nº 5.276, de 24 de abril de 1967, regulamentasse a profissão do nutricionista. Em 20 de outubro de 1978, foi sancionada a Lei nº 6.583, que criou os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas com a finalidade de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional. A instalação dos Regionais foi feita a partir de 1980, conforme consta no site do Conselho Federal de Nutricionistas.

Atualmente, segundo o Conselho Federal de Nutricionistas, são quase 200 mil profissionais atuando intensamente em prol da nossa população – sendo que mais de 10 mil atuam em nosso estado.