Conselho de Nutricionistas realiza CRN-8 Itinerante nas cidades dos Campos Gerais

Conselho de Nutricionistas realiza CRN-8 Itinerante nas cidades dos Campos Gerais

Presidente do CRN-8 destacou a importância da parceria entre Conselhos de Nutrição, Vigilância Sanitária e Prefeitura para a Segurança Alimentar e Nutricional

O Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região (CRN-8) realizou, de 11 a 15 de julho, o CRN-8 Itinerante na região de Ponta Grossa. Durante toda a semana, foi realizada fiscalização na mesorregião e nos dias 14 e 15 aconteceram reuniões e palestras para profissionais e estudantes. O programa tem o objetivo de fortalecer as ações do Conselho junto aos municípios e se reuniu com representantes de instituições, entidades e autoridades que atuam no planejamento e implementação de políticas públicas relacionadas à alimentação e comprometidas com a Segurança Alimentar Nutricional (SAN).

Prefeita de Ponta Grossa anuncia concurso na área de nutrição

No dia 14, a presidente do CRN-8, Cilene da Silva Gomes Ribeiro (CRN-8 418), e a Coordenadora Técnica, Carolina Bulgacov Dratch (CRN-8 2038) conversaram com a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt. No encontro, foi discutida a parceria para orientar as políticas públicas relacionadas ao trabalho do profissional de Nutrição, bem como para fiscalizar a prática desse profissional, garantindo a qualidade requerida. Também participaram da reunião o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Bruno Cesar Costa Pinto, a presidente da FAS/PG, Vinya Oliveira, e representantes das secretarias da Saúde e Educação.

De acordo com Cilene, é necessário fortalecer o diálogo entre os órgãos de fiscalização, e, desta forma, garantir a Segurança Alimentar Nutricional e o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável por meio de profissionais habilitados e éticos. E aproveitou para elogiar o trabalho desenvolvido no município. “Nesse sentido, a Vigilância Sanitária de Ponta Grossa tem sido exemplar, pois nos repassa ações que nos permitem encaminhar a fiscalização profissional e melhorar a Segurança Alimentar e Nutricional dos estabelecimentos de acordo com a legislação”.

A prefeita destacou que pretende realizar um concurso público para contratação de mais nutricionistas e solicitou ao CRN-8 informações acerca da quantidade de profissionais necessários. Também falou sobre as articulações entre as políticas públicas realizadas em Ponta Grossa para aprimorar a produção de alimentos, como o Programa Feira Verde e Mercado da Família, cestas de alimentações e programas de apoio às famílias.

Vice-prefeito de Carambeí recebe CRN-8 Itinerante

A presidente do CRN-8, junto com a conselheira Veridiane Sirota e a coordenadora técnica, também participou de reunião com o Vice Prefeito de Carambeí, Jeferson Gomes. Como tema de pauta, a solicitação de ampliação do quadro de nutricionistas, tanto para a Educação quanto para a Saúde. Também participaram da reunião a diretora de Saúde, Maira Hollebem, a secretária de Ação Social, Joahnna Nogueira, a secretária de Educação, Katia Harms, o nutricionista Deuclísio Junior e a veterinária da secretaria do Abastecimento, Andressa Dudecoschi.

O nutricionista Deuclísio Junior trabalha no município e contou que atua nos Programas de SAN para promover a saúde da população, por meio da Educação Alimentar Nutricional (EAN). “Além do trabalho com as crianças, também fazemos reuniões com os pais e mães. O maior desafio é fazer com que eles substituam os ultraprocessados por alimentos menos calóricos e por frutas. Oferecemos frutas e uma alimentação mais equilibrada nas escolas”.

Palestras e fiscalização

O CRN-8 Itinerante também realizou palestras para profissionais e estudantes. No auditório cedido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), as nutricionistas Letícia Mazepa e Veridiane Sirota falaram sobre “Prática clínica: como a nutrição pode auxiliar nos distúrbios mentais e emocionais?” e “Organização do serviço de alimentação no ambiente escolar”. Também ministraram a palestra do CRN-8 nas IES na Unicesumar para estudantes.

Foram fiscalizadas as escolas, hospitais e Instituição de Longa Permanência para Idosos, tanto públicos, quanto privados. Ao todo, 14 municípios foram visitados pelas fiscais: Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Palmeira, Jaguariaíva, Arapoti, Pirai do Sul, Sengés, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

Compartilhe
Contato
Enviar mensagem