Conselho orienta profissionais de 117 CEIs de Curitiba

Conselho orienta profissionais de 117 CEIs de Curitiba

Durante o mês de setembro, o Conselho de Nutricionistas do Paraná (CRN-8) orientou diretores e nutricionistas de 117 Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados via Prefeitura de Curitiba. Os encontros foram realizados nos dias 01 e 23 na sede da Secretaria Municipal da capital. Na oportunidade, a conselheira Veridiane Sirota e a coordenadora técnica Carolina Bulgacov Dratch ministraram palestras debatendo as atribuições do nutricionista na área de alimentação e no planejamento de cardápio em ambiente escolar.

            Para Mariângela Brunetti, gerente dos CEIs contratados da prefeitura, o encontro ressalta a importância do papel de um nutricionista para fomentar o desenvolvimento nutricional das crianças. “É preciso valorizar o nutricionista dentro do CEI. É ele quem possui os conhecimentos e critérios técnicos para preparar um cardápio saudável visando o melhor para o desenvolvimento dos alunos”, salientou.

            No decorrer das palestras, Carolina Dratch destacou a missão do Conselho e os princípios éticos que o nutricionista deve seguir em sua profissão, além de reforçar a importância do papel que um nutricionista exerce em ambiente escolar. “É de competência exclusiva do nutricionista elaborar o cardápio para as crianças”, enfatizou.

Carolina ainda listou as atividades obrigatórias e complementares – determinadas por lei. “O nutricionista em um ambiente escolar deve

atender as especificidades de cada criança, seja por alergias a alimentos, cuidados médicos, orientações religiosas ou estilo de vida das famílias – no caso de quem segue uma dieta vegetariana, por exemplo”, destacou. “É preciso respeitar os hábitos regionais, culturais e étnicos. Também é necessário elaborar um cardápio diferente para cada faixa etária. Não se pode usar o mesmo cardápio para uma criança de um ano e outra de quatro anos”, afirmou a coordenadora técnica do CRN.

            Já Veridiane mostrou aos presentes diversas opções para se montar cardápios variados dentro dos CEIs. “Até o primeiro ano de idade, recomendo não usar nada de sal na preparação dos alimentos. Mas deve-se temperar com cebola, alho, cheirinho verde, entre outros. A partir de um ano, o sal pode entrar sem exagero”, ensinou a nutricionista.

Guide to Million Dollar Success