CRN-8 propõe Frente Parlamentar de SAN na ALEP

CRN-8 propõe Frente Parlamentar de SAN na ALEP

O Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região (CRN-8) participou, no dia 01° de junho, da reunião remota ordinária do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (Consea-PR). Na ocasião, foi proposta a criação da Frente Parlamentar da Segurança Alimentar da Assembléia Legislativa do Paraná ao Deputado Goura Nataraj (PDT).

Adesão ao Sisan Estadual

O CRN-8 também participa, junto ao CONSEA e entidades de SAN, do Termo de Cooperação firmado entre o Ministério Público do Paraná e o Consea-PR, para auxiliar na adesão dos municípios paranaenses ao Sistema Estadual de Segurança Alimentar, estabelecido pela Lei n° 16565/2010. O procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná (MP-PR), Olympio de Sá Sotto Maior Neto, participou da reunião e explicou que o MP auxiliará nos municípios para a adesão ao Sisan Estadual.

Importância dos nutricionistas nas Políticas de SAN

A diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan), Márcia Cristina Stolarski, falou sobre a importância das políticas de SAN e dos municípios acessarem as políticas públicas para assegurar os direitos de alimentação saudável e adequada. A Desan é vinculada à Secretaria de Abastecimento do Estado do Paraná.
A vice-presidente do Consea-PR, Maria Isabel Côrrea, reforçou a importância de nutricionistas na equipe técnica dos municípios para participar dos programas estaduais e nacionais de Alimentação, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Compartilhe
Contato
Enviar mensagem