Comer chocolate com moderação pode ser benéfico para a saúde

Comer chocolate com moderação pode ser benéfico para a saúde

Comer chocolate com moderação pode ser benéfico para a saúde e trazer prazer e felicidade para muitas pessoas. Isso porque o chocolate contém antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, além de aumentar a produção de serotonina no cérebro, o que melhora o humor e alivia o estresse.

“Mas, é importante lembrar que o chocolate é um alimento rico em calorias e gorduras e o consumo excessivo pode levar ao ganho de peso e outros problemas de saúde”, alerta a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná (CRN-8), Cilene Gomes Ribeiro. Além disso, alguns chocolates contêm aditivos e açúcares adicionais que podem ser prejudiciais à saúde se consumidos em grandes quantidades.

Por isso, ela ressalta que a recomendação é comer apenas uma porção de chocolate diariamente, em torno de 30 gramas – o que equivale a uma barrinha pequena. “Isso para aquelas pessoas que têm uma boa saúde, um peso adequado e que praticam exercício físico. As pessoas sedentárias, com obesidade ou doenças, como diabetes, devem tomar cuidado com a ingestão de chocolate”, alerta Cilene.

Dessa forma, é importante consumir chocolate com moderação e escolher opções de alta qualidade: com maior teor de cacau e menos açúcares adicionados. “Se você tem alguma preocupação em relação à sua saúde, consulte um profissional de saúde antes de fazer grandes mudanças em sua dieta”, afirma a presidente do Conselho.

NOVA ROTULAGEM

Nesta Páscoa, o consumidor pode utilizar a nova rotulagem de alimentos, que entrou em vigor em 2022, para fazer suas escolhas. “Os novos rótulos podem ajudar na escolha de alimentos mais saudáveis, já que devem fornecer informações sobre o conteúdo nutricional dos produtos. Isso torna mais fácil para os consumidores entenderem o que estão comprando e fazer as suas escolhas”, ressalta Cilene.

A nova rotulagem de alimentos é composta por um conjunto de informações padronizadas, que incluem a lista de ingredientes, a tabela nutricional e um selo que indica se o produto é rico em nutrientes importantes ou contém quantidades elevadas de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.

Ao ler o rótulo de um produto de chocolate, por exemplo, os consumidores podem verificar a quantidade de açúcares adicionados e gorduras saturadas presentes no produto. “Além disso, eles podem escolher produtos com um selo de nutrientes, como o de alto teor de cacau, que indica que o produto contém um teor mais elevado de cacau, que é rico em antioxidantes e pode gerar vários benefícios para a saúde” salienta a presidente do Conselho.

Você sabe como escolher chocolate?

Os principais pontos que podem ser considerados:


Teor de cacau:quanto maior a quantidade de cacau, melhor! Os potenciais benefícios do consumo moderado de chocolate, como a capacidade antioxidante, cardioprotetora e anti-inflamatória, estão associados aos polifenóis do cacau. Logo, dê preferência aos chocolates que apresentam maior percentual de cacau, como os chocolates intensos, que possuem 70% de cacau ou mais.


Açúcar: evite o açúcar como primeiro ingrediente! Na lista de ingredientes, os componentes estão listados em ordem decrescente, ou seja, o primeiro está presente em maior quantidade no alimento. Opte por produtos compostos essencialmente por cacau e cuja lista de ingredientes inicie com “cacau”, “massa de cacau”, “pasta de cacau” ou “cacau em pó”.


Gordura: prefira aqueles que utilizam apenas “manteiga de cacau” como fonte de gordura a aqueles com gorduras advindas de outras fontes como “gordura vegetal”, “gordura láctea” ou “gordura hidrogenada”.


Clean Label: procure por opções Clean Label (rótulo limpo), compostas apenas por ingredientes que reconhecemos e que podemos encontrar em nossas cozinhas.


Tipos  de chocolate:
Extra Amargo:
 contém algo entre 76% e 90% de cacau, além de manteiga de cacau. Há opções sem ou com pouquíssimo açúcar. O cacau possui propriedades que beneficiam as funções cardíacas, equilibram o colesterol bom e ruim e aliviam o estresse. Contém teobromina, que melhora o humor e funciona de forma semelhante à cafeína (é devido a esta substância que o chocolate é tão viciante!) e também apresenta antioxidantes, que previnem doenças e o envelhecimento precoce, além de fibras.


Amargo: com o percentual de 51% a 75% de cacau (sólidos de cacau e manteiga de cacau), essa opção normalmente vem com mais açúcar do que o Extra Amargo, mas possui ótimas quantidades de cacau e todas as suas qualidades e benefícios.


Meio Amargo: tem em torno de 35% a 50% de cacau. Sua composição é bem diversificada, conforme a marca do chocolate, mas é comum que contenha bastante açúcar, a exemplo do chocolate ao leite, e gordura. No entanto, é uma opção muito boa para aqueles que não apreciam o sabor forte do Extra Amargo e do Amargo.


Ao Leite: contém aproximadamente de 10% a 25% de cacau, que inclui cacau sólido, manteiga de cacau e mais de 12% de leite e açúcar. Um dos mais doces que existem, portanto representa um incremento bem grande de calorias na dieta, provenientes principalmente do açúcar, mas também da gordura do leite, da manteiga de cacau e de outras gorduras adicionadas. Aumenta as chances de engordar, se consumido em grande quantidade, ainda mais se sua dieta já for rica em outros carboidratos.


Branco: seus componentes principais são: leite, manteiga de cacau e açúcar. E, muitas vezes, a manteiga de cacau é quase totalmente substituída por gordura vegetal hidrogenada (a de pior qualidade biológica). Sendo assim, não traz benefícios relevantes para a saúde e deve ser consumido com bastante moderação.


Diet: é aquele que não contém algum nutriente. Usualmente, os chocolates diet são assim chamados por não possuírem o açúcar.


Light: Contém algum nutriente em menor quantidade. Sua composição pode variar muito. Por isso, fique atento ao rótulo e veja qual nutriente ele tem a menos e se possui algum em altas quantidades, em comparação a um chocolate normal.

Guide to Million Dollar Success