CONSELHO DE NUTRICIONISTAS DO PR APRESENTA TRABALHOS EM CONGRESSO NACIONAL

CONSELHO DE NUTRICIONISTAS DO PR APRESENTA TRABALHOS EM CONGRESSO NACIONAL

Evento acontece de 4 a 7 de outubro em Maceió

O Conselho de Nutricionistas do Paraná (CRN-8) estará presente no XXVII Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), evento que já se consolidou como um dos maiores da área na América Latina, entre os dias 4 e 7 de outubro em Maceió, capital de Alagoas. O CRN-8 apresentará dois trabalhos no evento. O primeiro aborda o tema teleconsulta e o segundo trata do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

         O artigo “Teleconsulta na nutrição em tempos de Covid-19”, escrito por Julisse Klemtz Wagner, Alessandra Carvalho Roncaglio e Carolina Bulgacov Dratch, atesta que cerca de 80% das nutricionistas entrevistadas para o trabalho aderiram ao atendimento remoto. “Apesar de ser uma medida de caráter excepcional, é um modelo que poderá ser mantido. Para isso, é essencial contar com recursos tecnológicos adequados, que garantam a segurança e a eficiência do atendimento”, conclui o artigo.

No entanto, as autoras destacam a dificuldade de fiscalizar o exercício profissional neste modelo de atendimento, o que leva necessidade de se aprimorar os métodos e instrumentos de fiscalização.

NAS ESCOLAS

         Já o trabalho “Atendimento ao critério de universalidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar durante a pandemia de Covid-19 e de suspensão das aulas presenciais no Estado do Paraná”, das autoras Fabíola Machado Brandão, Nayara Nunes Medeiros e Emiria Nakano, buscou verificar o critério de universalidade do atendimento aos alunos matriculados na rede pública de educação básica no Paraná em relação ao recebimento de gêneros alimentícios durante a pandemia.

“Dos 252 municípios avaliados, 39,6% contemplaram todos os alunos para entrega de gêneros alimentício”, aponta o estudo.

O CONGRESSO

         A edição 2022 do Conbran tratará da Segurança Alimentar e Nutricional. A fome disparou em vários continentes e políticas públicas com respostas rápidas são cada vez mais urgentes. Dentro deste cenário, é preciso estabelecer um debate consequente sobre a Alimentação e Nutrição, em uma perspectiva crítica que exige visão ampliada para as diferentes fases da vida.

         Mais informações no site: https://conbran.com.br/

Representantes do CRN-8:

Alessandra Roncaglio – nutricionista fiscal 

Nayara Nunes – nutricionista fiscal 

Julisse Wagner – coordenadora do setor de fiscalização 

Carolina Bulgaov Dratch – coordenadora técnica

Thatielly Garcia – conselheira, vice-presidente e coordenadora das comissões de ética e de licitação do CRN-8 

Leticia Mazepa – conselheira, secretária, membro da comissão de formação profissional, coordenadora da comissão de comunicação do CRN-8 

Guide to Million Dollar Success