A SAÚDE DO HOMEM – Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

A SAÚDE DO HOMEMNovembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

Escolhas saudáveis de alimentação fazem diferença na proteção contra o adoecimento. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a alimentação inadequada é a segunda causa do adoecimento por câncer.

Com a chegada do Novembro Azul, a conscientização contra o câncer de próstata e a discussão sobre meios de prevenção se tornam cada vez mais frequentes. A taxa de incidência desse tipo de doença é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. No Brasil, de acordo com a Associação Saúde da Próstata, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. O mais assustador é que, em valores absolutos, considerando o aparecimento dos diversos tipos de câncer em ambos os sexos, o de próstata é, ainda, o segundo tipo mais comum.

Ney Felipe Fernandes (CRN-8 nº 4085), conselheiro do CRN-8, fala sobre a importância das frutas, principalmente as ricas em licopeno, como melancia e goiaba, para estimular a capacidade antioxidante do organismo. Segundo ele, o aumento de incidência das doenças crônicas não transmissíveis está bem documentado. “Temos, dentre elas, a diabetes, as cardiopatias, doenças neurológicas, as doenças pulmonares e o câncer, que é uma anomalia em nível molecular: a célula apresentando um comportamento anômalo, ‘se recusa’ a ser substituída”.

Importante consumir frutas ricas em licopeno

Falar em prevenção do câncer implica em observar a diminuição de determinados fatores de risco, evitando a “medicamentalização” do alimento. Um estilo de vida saudável é importante para evitar a inflamação clínica de baixo grau e o consumo de frutas fortalece a capacidade antioxidante do organismo. No mesmo sentido, estimular o encurtamento telomérico de células cancerígenas, como faz o brócolis, pode ser fundamental.

A melancia, além de ser uma boa fonte de cis-licopeno (4,5mg/100g), é também fonte de citrulina, o que ajuda na perfusão sanguínea e na saúde cardiovascular, o que pode ser muito importante, já que os homens são mais predispostos a eventos cardiovasculares. “Para a saúde da próstata parece ser interessante o consumo de frutas ricas em licopeno, esse carotenoide muito especial que já demonstrou, em estudos prévios, modular a atividade da 5 alfa-redutase. A goiaba também é uma fruta riquíssima em licopeno, chegando até a 6mg/100g de fruta, dependendo do cultivo. Temos ainda o tomate e o mamão como boas fontes de licopeno”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *