5 de Maio – Dia Mundial da Higienização das Mãos

5 de Maio – Dia Mundial da Higienização das Mãos

Nutricionista é o profissional habilitado para instaurar, implementar e implantar o controle de qualidade na higienização dos responsáveis na manipulação de alimentos

Presidente do CRN-8, Cilene da Silva Gomes Ribeiro

Você sabe porque deve lavar as mãos?

A higienização das mãos é reconhecida mundialmente como o jeito mais simples de prevenir algumas doenças. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), lavar as mãos diminui em 40% o risco de contrair enfermidades como gripe, diarreia, infecção no estômago, conjuntivite e dor de garganta. Tornar isso um hábito é tão importante que a OMS estabeleceu o dia 05 de maio como data para conscientização da prática em todo o mundo. Cuidar da higienização das mãos no momento da alimentação é imprescindível. Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), no Brasil, anualmente, é registrada uma média de 13 mil doentes por doenças transmitidas por contaminação via alimentos.

Doenças que podem ser causadas pela má higienização

De acordo com a presidente do Conselho Regional de Nutricionista da 8ª Região, Cilene da Silva Gomes Ribeiro (CRN-8 418), muitas pessoas banalizam a importância da higienização correta das mãos, mas trata-se de um procedimento fundamental para que microrganismos sejam eliminados ou reduzidos em níveis seguros. Segundo ela, as mãos devem ser higienizadas diversas vezes durante o preparo e distribuição de alimentos, seja pelo manipulador de alimentos, seja pelo consumidor. “Antes de iniciar o trabalho de manipular o alimento, ao trocar de atividade e quando estiver manipulando produtos diferentes ou em preparos diferentes, como um alimento cru e outro cozido. É importante, também, antes de colocar e após retirar luvas descartáveis, após manusear dinheiro, imediatamente depois de usar o sanitário, tossir, espirrar, coçar ou assoar o nariz, comer ou fumar. Esses cuidados são necessários porque os microrganismos podem sobreviver em objetos como corrimões, barras de apoio dos ônibus e outras superfícies”.

Presença do nutricionista nos ambientes de manipulação de alimentos

A presidente ressalta a importância da presença de um nutricionista nos estabelecimentos que produzem e distribuem alimentos, pois isso garante a qualidade dos alimentos ofertados, bem como diminui a chance de ocorrer a oferta de comida contaminada aos clientes. “O manipulador, se não for corretamente treinado, pode transmitir inúmeros microrganismos, entre bactérias e vírus, que podem causar diversas patologias, como as citadas pela OMS. O nutricionista é o profissional habilitado para instaurar, implementar e implantar o controle de qualidade na higienização dos responsáveis na manipulação de alimentos”.

Para higienizar corretamente as mãos, siga os seguintes passos:

•             Umedeça mãos e antebraços

•             Use sabonete líquido bactericida

•             lave: 

–        as palmas;

–        os dorsos e antebraços;

–        os espaços entre os dedos;

–        os polegares, unhas e pontas dos dedos;

–        as articulações e punhos.

•             Enxágue as mãos e antebraços.

•             Seque com papel toalha não reciclado.

•             Aplique álcool gel desinfetante nas mãos.

•             Deixe o álcool secar naturalmente.

Compartilhe
Contato
Enviar mensagem